Quando contratar um projeto de impermeabilização?

Primeiramente, seja bem vindo(a) ao blog da Set Soluções, nossa equipe de projeto e consultoria de impermeabilização irá sempre postar conteúdo novo por aqui.

Vamos ao conteúdo, quando pensamos em projeto de impermeabilização, um tipo de projeto que as pessoas ainda não estão habituadas, muitas dúvidas surgem, algumas são: qual tipo de obra precisa de um projeto de impermeabilização, em qual momento este deve ser contratado, quais os projetos necessários para desenvolver um projeto de impermeabilização, qual deve ser a formação de um profissional para desenvolver este tipo de projeto?

Segundo a NBR 9575 Impermeabilização – Seleção e projeto, toda obra deve ter um projeto específico de impermeabilização, infelizmente, isso não ocorre. Apesar do aumento por projetos da área, a demanda ainda é para edificações multifamiliares, comerciais, industriais ou residenciais de alto padrão; o que pode parecer uma economia ao não contratar um projeto, pode se tornar em um grande problema, visto que normalmente o custo de refazimento da impermeabilização de uma única área já paga os custos de um projeto.

Outra situação muito comum é a contratação do projeto prestes a iniciar a execução da impermeabilização, tal fato impede que o projeto seja planejado de forma mais econômica, quando a contratação é realizada com a obra pronta, é necessário executar o que “der”. O melhor momento para a contratação do projeto é junto com a contratação dos demais complementares, com tempo hábil para compatibilização e ajustes na obra que atendam um sistema mais econômico e prático. A contratação posterior, apesar de possível, já reduz razoavelmente a economia gerada pela elaboração do projeto.
Para obter um projeto com bastante precisão, um nível elevado de detalhamento, é importante ter em mãos os projetos das seguintes disciplinas: arquitetura, estrutura, hidráulica, paisagismo, elétrica, sondagem e drenagem, também é muito importante entender os sistemas que o cliente já tem uma “afinidade” e as marcas que costuma utilizar. Nossos projetos não tem vínculo a fabricantes, mas em alguns sistemas onde a forma de aplicação diverge entre marcas, é importante saber qual a marca o cliente irá utilizar para ajustes específicos nos memoriais e detalhamentos.

E por fim, uma dúvida muito comum é de qual o profissional que pode elaborar tal projeto, apesar de não existir uma norma ou diretriz quanto a este ponto, é fundamental seguir as diretrizes do CREA quanto à capacidade técnica na área. Concorda comigo que não faz sentido contratar um projeto de impermeabilização de um profissional que tem conhecimento em outras áreas, mas não tem em impermeabilização? Além de um projeto específico para a impermeabilização, o projeto também precisa ter informações adequadas referente aos sistemas, consumos, forma de aplicação, durabilidade, pontos de atenção e outros.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a equipe da Set Soluções, estamos à disposição para te auxiliar.